24 – O retorno de Saturno

Um pouco de astrologia (e de Legião Urbana) não faz mal a ninguém

A astrologia diz que a posição em que os planetas se encontram no momento do nosso nascimento determina de certa forma como será nossa personalidade e nosso caráter, já que os astros exercem grande (ou total?) influência sobre nós. A vida é composta de ciclos e os ciclos, segundo os astrólogos (a grosso modo), nada mais são do que as volta que os planetas têm que dar em torno de suas órbitas para retornarem à posição inicial em que estavam no momento do nosso nascimento. Assim, por exemplo, quando fazemos aniversário estamos completando um ciclo e começando outro, pois é o momento em que o Sol (após a Terra ter dado uma volta completa em torno dele) retorna à mesma posição que se encontrava na hora em que nascemos. Deu pra entender mais ou menos? Sou só um leigo tentando falar sobre um assunto que tem me encantado.

Saturno

O planeta Saturno sempre exerceu grande fascínio sobre mim. O nome me soa fascinante , a cor marrom-alaranjada, os anéis... Esse planeta demora mais ou menos vinte e nove anos para dar a volta completa em torno do Sol. E sendo assim, demora vinte e nove anos para voltar à posição original em que se encontrava no momento em que nascemos. Quando essa volta se completa (o chamado Retorno de Saturno), significa que estaremos iniciando um novo ciclo muito importante em nossas vidas. Uma nova etapa em que teremos que amadurecer, caminhar com as próprias pernas, tomar as rédeas de nosso destino. Saturno é o regente da responsabilidade, da maturidade, da autoridade e do pai. Ao completar seu primeiro ciclo, o planeta dos anéis “exige” que tomemos decisões e façamos escolhas absolutamente determinantes para nosso futuro. E que arquemos com elas.




Na verdade até pouco tempo eu não conhecia quase nada sobre o que escrevi acima. Numa das longas conversas via MSN com minha amiga Veri, ela perguntou se eu sabia do que se tratava o Retorno de Saturno. Eu disse que não, mas que tinha ouvido falar disso na música “Vinte e Nove” do Legião Urbana. Aí ela me explicou e fez com que uma crescente curiosidade sobre o tema e sobre a astrologia se despertasse em mim. Antes da conversa eu já queria terminar o blog mencionando essa música do Legião em homenagem à banda que mais ouvi na adolescência  e por encontrar alguns paralelos entre a letra da canção e as coisas que eu vivi antes e depois desses vinte e nove dias que passei na estrada.

* * *


29/05/2010

Saímos de Floripa por volta das oito horas da manhã. Até São Paulo seriam mais de setecentos quilômetros. Marcel ia ficar na capital paulista pra ver o show do Aerosmith e eu partiria de ônibus pra Araraquara. Nos revezamos ao volante durante a longa jornada. Na maior parte do caminho o céu permaneceu nublado. Passei o tempo todo remoendo os fatos, sentindo uma saudade estranha que misturava a saudade de voltar à rotina com a saudade antecipada da viagem que estava prestes a terminar.
Marcel me deixou no terminal rodoviário do Tietê cerca de oito e meia da noite. Demos um abraço de missão cumprida, nos olhamos transmitindo gratidão e amizade verdadeira e pensamos ao mesmo tempo: os “veintinueve días en un coche...” estão chegando ao seu final, mas nasce aqui uma irmandade eterna.
Eu estava cansado, mas não consegui pregar o olho durante a viagem de ônibus de São Paulo a Araraquara. Pensamentos iam e vinham, sentimentos novos surgiam, antigas sensações se repetiam.


O fato é que em 2010, no ano em que eu completaria 29 anos, depois de perder alguns amigos e um amor num 2009 péssimo, fiz uma viagem de 29 dias que terminou no dia 29 de um mês qualquer. No ano em que mais refleti e mais sofri pelos meus desacertos fiz uma  viagem de aventura e redenção. Viagem pra fora, é certo, mas viagem muito mais pra dentro.
Pensando nos meus pecados, nos meus erros, uma mensagem vinda não sei de onde me dizia recorrentemente: é hora de dar a volta; é hora de se reencontrar. E acho que comecei a fazer isso a partir dessa viagem.

Acredito realmente que a Trip Born To Be Wild simboliza o momento inaugural de um novo ciclo no qual terei (e estou tendo) que encarar certos fantasmas e exorcizá-los. Muita coisa ruim aconteceu, é verdade, mas aprendi a tirar lição de qualquer desgraça e a colher de bom grado o que vier. O bom agricultor, porém, semeia sempre, mesmo num momento de colheita, como esse. Não há descanso para quem procura a verdade. Estou longe de obter esse logro, mas continuo e continuarei sempre a buscar. E um dia acabo encontrando.


Vinte e nove
(Renato Russo)

Perdi vinte em vinte e nove amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos
Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Estou aprendendo a viver sem você
(Já que você não me quer mais)

Passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver.

Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar
E a pedir perdão.
(E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez)



URBANA LEGIO OMNIA VINCIT



Desculpem os erros de português. Tentei caprichar, mas sempre passa alguma coisa.

Muito obrigado por terem lido o blog, por terem me incentivado, por terem feito comentários!

Outros dias na estrada virão. E outros Blogs também.

Abraços

FIM


Um comentário:

  1. Olá Fábio!
    Sou amiga de faculdade do seu “brother” e ontem uma amiga e eu o encontramos em São Paulo. Fomos tomar uns chopps e pra encerrar o encontro, tomamos uma Quilmes a pedido do Marcel! rs Ele estava com a camiseta que vcs fizeram da viagem, todo orgulhoso! rsrs
    Hoje cheguei no trabalho com a intenção de dar uma “espiadinha” no Infinita América. Juro que a intenção era só dar uma espiadinha! Li o primeiro arquivo do blog (1- A idéia) e não consegui mais parar. Sim, matei quase o dia todo de trabalho lendo o seu relato sobre a viagem (do 1 ao 24!). Sei que é vergonhoso, mas foi mais forte do que eu! rs
    Muito bacana a sua iniciativa. Viajei junto com vcs! Valeu por compartilhar essa experiência! Fiquei morrendo de inveja! Inveja boa, tá?! rs Espero um dia poder ter a mesma oportunidade. Passo o ano programando minhas férias. Viajar não tem preço!
    Parabéns e prazer em conhecê-lo! rs
    Márcia

    ResponderExcluir